Música e desenho nos estudos

Por Walther Hermann

Data de Publicação: 06 de Outubro de 2013

Provavelmente você já saiba disso: a música é um excelente recurso de estimulação paralela durante os estudos... Tanto a música quanto o desenhar ou ilustrar durante uma sessão de estudos muito verbal ou teórica, ajuda a ocupar o hemisfério cerebral direito que, se estiver ocioso, contribui para o devaneio e a divagação.

Estudantes que desenham ou batucam em sala de aula utilizam intuitivamete esse recurso como um poderoso focalizador de atenção. Quando são proibidos dessa atividade paralela ou repreendidos por isso, geralmente perdem o foco de atenção.

Então como lidar com esse tipo de ?problema? se você for professor? A resposta é muito simples e eficaz: INCLUA esse estudante entre os seus recursos didáticos... Como? A resposta é mais interessante ainda!

Peça a eles, os desviantes crônicos, que componham canções, desenhem ou façam caricaturas dos conteúdos de aula! Nesse caso, ao final da aula, ao mostrarem suas criações para o resto da sala, você conseguirá os seguintes benefícios:

  • trazer humor para a sua aula;
  • ganhar credibilidade dos seus alunos ao mostrar-lhes o que é inclusão real;
  • conquistar a confiança da classe ao demonstrar grande flexibilidade;
  • o mais importante de tudo: contribuir para que eles aprendam melhor e de forma mais divertida!
  • aprender com eles como funciona o cérebro que está aprendendo, afinal, você professor, também já foi aluno!

Saiba muito mais lendo a reportagem a seguir...

Arquivo PDF

 

comentários

»» Retornar ao índice de notícias